O que fazer em Manaus: Pontos Turísticos

Para quem está procurando o que fazer em Manaus, separamos alguns pontos turísticos para você não deixar de visitar na sua viagem.

Capital do Estado de Amazonas, Manaus é uma cidade que traz consigo uma grande história do Brasil nos primeiros anos de sua história. Por isso, é um grande centro de cultura e arquitetura tradicional da época.

O que fazer em Manaus: Pontos Turísticos na viagem

Para quem gosta de natureza, o que fazer em Manaus não será um problema, por isso, separamos alguns destinos para você não perder:

O que fazer em Manaus: Pontos Turísticos
Manaus, Amazonas, Brasil, América do Sul: Rua e casas na cidade portuária de Manaus

Encontro das águas

Falar de Manaus é falar de natureza em abundância, e um dos locais mais buscados é o chamado encontro das águas, onde se juntam o rio Nego e o rio Solimões, é o que os turistas mais procuram o que fazer em Manaus. Os dois rios, mundialmente famosos inclusive por dar nome a uma das maiores duplas sertanejas da história, é um marco da região.

A explicação para ocorrer esse encontro também é bastante curiosa, visto que se trata de um fenômeno natural, que faz com que as águas diferentes não se misturem. Em geral, esse impedimento é por conta da temperatura e da densidade das águas.

Afinal, o rio Negro possui uma água escura, leve, enquanto o rio Solimões apresenta uma água barrenta, mais densa. Por isso, apesar de se encontrarem, não conseguem se misturar. Ao todo, são mais de seis quilômetros de divisa das águas correndo nos rios.

Para os mais comedidos, é possível visualizar direto do Mirante da Embratel, já para quem curte realizar os passeios de forma mais imersiva, existem passeios de barco até o local. No barco, o turista pode sentir a temperatura das águas e entender melhor como tudo funciona, portanto para quem gosta de água, poderá ficar tranquilo sobre o que fazer em Manaus.

manaus rio
Ponte Rio Negro, meio da ponte sobre o Rio Negro com 3.595 metros de extensão que liga as cidades de Manaus e Iranduba

Teatro Amazonas

Para quem gosta de teatro, o que fazer em Manaus se torna um lugar incrível. Localizado em uma das regiões mais conhecidas de Manaus, o teatro amazonas é um dos grandes cartões-postais e representantes da cultura regional. Com um arquitetura de tirar o fôlego, o teatro traz diversas atrações diariamente para os moradores.

Além disso, o teatro traz uma grande carga histórica para o local, já que foi fundado em 1896, durante o auge do ciclo da borracha por ali. Da mesma forma, o teatro Amazonas é um grande museu, já que abriga por lá diversos itens históricos e que guardam memórias regionais.

O grande marco da arquitetura do prédio é a cúpula que referencia a bandeira do Brasil, formada por mais de 30 mil itens e que é a grande referência do teatro. Por lá, muito se fala que é o grande coração de Manaus.

Passeio dos botos

Se você procura o que fazer em Manaus e é um amante dos animais, o passeio dos botos é uma experiência incrível, feito nas águas do Rio Negro. Ali, o barco percorre a parte mais movimentada do rio até chegar nas águas calmas, onde os botos costumam ficar e podem ser vistos.

passeio dos botos em manaus
O que fazer em Manaus: Pontos Turísticos 6

Por se tratar de um passeio que envolve animais, não é aconselhável que se vá sozinho, mas sim com agências de turismo conhecidas da região, assim, não vai faltar passeios e o que fazer em Manaus. Afinal, estamos em um habitat natural e que precisa ser respeitado.

Não é permitido, por exemplo, realizar movimentos bruscos ou gritar e falar alto depois de mergulhar, pois pode interferir diretamente no dia a dia dos animais. É importante ressaltar, inclusive, que o espaço é dos botos e eles é quem detêm o direito de estar ali.

O passeio é muito bonito, muito calmo e traz um contato com a natureza muito positivo. Assim, para quem curte um ambiente agradável, não pode estar fora do roteiro de viagem.

manaus porto
O que fazer em Manaus: Pontos Turísticos 7

Bosque da ciência

Se existe um passeio recomendado para quem curte umas horas de tranquilidade e relaxamento com a natureza ou busca o que fazer em Manaus, em um lugar mais tranquilo é o bosque da ciência. Preservado e mantido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, traz a tona o que há de melhor da fauna e flora de Manaus.

O maior feito do bosque foi conseguir trazer a natureza para perto do centro de Manaus, o que não é muito comum. Ou seja, normalmente as pessoas precisam se deslocar por grandes distâncias para os passeios naturais.

Assim, o INPA conseguiu trazer essa área preservada e manter uma grande quantidade de animais por lá, além de ser voltado para estudos. De fato, o grande objetivo do bosque é ser atrelado a ciência, e é o local onde mais se realiza estudos do meio ambiente por lá.

Geralmente, o bosque costuma abrir diversas vezes para eventos gratuitos, bastando acompanhar a programação do local nas redes oficiais. Além disso, é preciso sempre estar de olho, pois alguns momentos o bosque fica fechado para cumprimento de tarefas acadêmicas.

Centro histórico

Se você gosta de história, o que fazer em Manaus não será um problema. Não existe a possibilidade de visitar Manaus e não conhecer o seu centro histórico, conhecido por carregar uma alta carga de história em cada construção. Afinal, estamos tratando da região mais antiga da cidade, construído desde o século XIX.

Até hoje, muitas dessas construções se mantiveram, e toda a estética antiga também, deixando claro que se trata de um marco histórico. Antigamente, Manaus foi um grande centro político e econômico, já que foi o grande marco do ciclo da borracha.

Uma grande curiosidade sobre a região é que lá foi o primeiro ponto de energia elétrica do país, além de ter sido a primeira a colocar itens motorizados para rodar. Por conta disso, é compreensível que muitos moradores não estejam satisfeitos com a manutenção do local.

teatro amazonas
O que fazer em Manaus: Pontos Turísticos 8

Mercadão

O mercadão, ou mercado municipal Adolpho Lisboa, é mais um local marcante da história de Manaus. Assim, existe uma ampla rede de mercadorias, com comidas típicas de Manaus, lembranças e outros itens regionais.

O prédio foi mais um a surgir durante o ciclo da borracha, e teve sua arquitetura assinada por Gustave Eiffel, o mesmo que assinou a grandiosa Torre Eiffel. Quanto a localidade, o mercado fica nas margens do rio Negro, com um amplo espaço de bares e restaurantes, portanto não faltara coisas e o que fazer em Manaus.

Geralmente, o indicado é que se vá durante o dia, principalmente para acompanhar a pesca matinal que ocorre todos os dias. Além disso, são os mesmos vendidos nos restaurantes como pratos típicos do local, para quem gosta de comer, não faltará opções nem o que fazer em Manaus.

Arena da Amazônia

Construído para a copa do mundo de 2014, a arena da Amazônia fica a mais ou menos 30 minutos do centro histórico. Assim, com todo um padrão FIFA implementado, possui uma arquitetura projetada para lembrar os cestos indígenas, tradicionais na região Norte.

Por lá, além de eventos esportivos, é comum que se realize também eventos educacionais e turísticos, para dar uso ao local construído. Geralmente, ocorrem visitas guiadas e com supervisão de guias e empresas especializadas no assunto.

Agora quando você for sair de férias, já sabe o que fazer em Manaus! Gostou das dicas? Esperamos que sim e deixamos mais um vídeo com alguns destinos: