O que fazer em Angra dos Reis na viagem para turismo?

Esta pensando em viajar para esse destino, mas não sabe o que fazer em Angra dos Reis? Certamente, lugares para visitar não irão faltar na sua viagem.

Angra dos Reis, município do Rio de Janeiro, é conhecido mundialmente pelas suas praias e belezas naturais que encantam a todos. Assim, com suas mais de 300 ilhas, a diversão é garantida, além de ser um excelente ponto de descanso para quem procura.

Com passeio de barco, lancha, trilhas e cachoeiras, o conjunto de ilhas não deixa ninguém na mão e oferece passeio para todos os gostos, o que fazer em Angra dos Reis não será um problema, talvez falte até tempo. Além disso, quase todas as suas construções são consideradas patrimônio, visto que vieram de períodos importantes da história.

Dessa forma, no artigo de hoje vamos tratar sobre alguns dos principais pontos turísticos de Angra dos Reis, para que seu roteiro de viagem fique completo!

O que fazer em Angra dos Reis para turismo?

O que fazer em Angra dos Reis para turismo?
Vista aérea da Ilha de Cataguases em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil.

Separamos algumas dicas sobre o que fazer em Angra dos Reis, para quem ainda não conhece ou já conhece e quer saber mais sobre a cidade:

Pico do Frade

Para começar, se você quer saber o que fazer em Angra dos Reis, no quesito vista, o Pico do Frade é um daqueles lugares que você não esquece a vista que tem, o pico do Frade é simplesmente deslumbrante. Por lá, mais de 1500 metros de altura levam os turistas a vivenciar um visual incrível que só Angra pode proporcionar.

Para ser mais exato, o pico do Frade fica localizado dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaína, na região de Serra do Mar. Assim como boa parte das atrações, está na divida entre Rio de janeiro e São Paulo.

Quanto a datas e locomoção, para chegar é preciso passar antes por uma trilha de 15 quilômetros, extremamente pesada e cansativa. Por isso, é preciso ir sempre bem acompanhado e treinado para trilhas.

A trilha conta com diversas atrações por si só, como cachoeiras e grutas, mas ainda assim exige cuidado. Por conta dessa dificuldade para chegar, só é recomendado que se vá entre maio e setembro, ou seja, no inverno.

É aconselhável que se evite ao máximo ir até o local em períodos chuvosos e procure o que fazer em Angra dos Reis, no centro da cidade.

angra dos reis ilha
O que fazer em Angra dos Reis na viagem para turismo? 5

Lagoa Azul

Também na lista de pontos imperdíveis, a lagoa azul é uma piscina natural integrante da famosa ilha dos macacos, ao norte da ilha grande. Geralmente, chegam por lá turistas que estão em passeios de barco pela região.

Além de todo o visual de uma água cristalina cercada por pedras e natureza, a lagoa azul ainda conta com a experiência de um restaurante flutuante. Na verdade, existem vários pela região, normalmente pequenos barcos que vendem comidas por ali.

Para os turistas que procuram o que fazer em Angra dos Reis, mas adora restaurantes, os restaurantes dão ainda mais força para que o passeio seja feito, já que trazem uma grande comodidade para os turistas. Além disso, o acesso pode ser feito tanto pelas águas quanto por uma trilha, a depender de como esteja sua programação.

Praia do aventureiro

O nome da praia é bastante sugestivo, mas talvez você não imagine o quanto. Aqui, na praia do aventureiro, você precisa passar por uma verdadeira prova para desfrutar dessa imensidão.

Para chegar até lá, só existem duas opções, de barco ou em uma trilha de difícil passagem. Nela, turistas chegam a ficar três horas caminhando para conseguir chegar até a praia, tendo usa origem na vila de provetá.

É claro que, no final, todo o visual e a calmaria do lugar compensam esse trabalho todo para chegar até lá, mas é importante que se vá preparado para a caminhada, se você procura o que fazer em Angra dos Reis e quer caminhar, vai adorar. Por ser muito afastado e muito preservado, a praia do aventureiro não possui muita infraestrutura.

Isso significa que, na extensão, não existem bares e restaurantes que possam servir os turistas no local. Por isso, o ideal é que sempre carregue um lanche e bastante água para passar o tempo necessário por lá.

Ao visitar a praia do aventureiro, o seu grande marco é o coqueiro deitado, famoso em todo o mundo pelo seu visual incrível.

angra dos reis praia
O que fazer em Angra dos Reis na viagem para turismo? 6

Cachoeira da feiticeira

Assim como a praia do aventureiro, a cachoeira da feiticeira também exige um baita serviço para chegar até lá e aproveitar suas belezas. Por aqui, são outras três horas de trilha saindo da Vila do Abraão, portanto não vai faltar o que fazer em Angra dos Reis.

Além disso, existe ainda a possibilidade de fazer uma pequena caminhada de 30 minutos, desde que se saia da Praia da Feiticeira. Entretanto, assim como o local anterior, tudo compensa quando se chega até lá.

São 12 metros de caimento de água na frente de uma parede de rochas e vegetação. Quanto a água, clara e fria para um passeio imperdível. Nesse caso, como já é de se imaginar, o ideal é evitar chinelos ou sandálias abertas, e tirar os tênis de corrida do armário.

Afinal não é nada simples chegar até o local, e o uso de um calçado inadequado pode piorar a situação. Por fim, uma tarde na cachoeira da feiticeira é um incrível passeio em angra dos reis, e deve estar na sua lista.

Centro histórico

Dando uma pausa nas praias, cachoeiras e paisagens naturais, precisamos falar do centro histórico e o que fazer em Angra dos Reis no quesito história. Aqui, você será obrigado a embarcar em uma verdadeira aula de histórica do Brasil.

Por lá, existem casas e igrejas ainda do período colonial, com toda sua arquitetura preservada e quase todos os locais são tombados, de acordo com o IPHAN. Ou seja, é uma grande área de preservação de construções humanas.

Para quem gosta de passeios mais culturais e que transmitem a história e a energia do lugar, o centro histórico é perfeito para passar o dia. Afinal, são muitos bares, restaurantes, igrejas e praças para conhecer e entender mais sobre como é a vida no local.

angra dos reis centro
O que fazer em Angra dos Reis na viagem para turismo? 7

Cais Santa Luzia

Agora é hora de falar de um passeio que é o ponto de partida de o que fazer em Angra dos Reis, para diversos outros passeios. Nesse caso, estamos falando do cais Santa Luzia.

Localizado no centro de Angra dos Reis, possui restaurantes no seu ao redor para abrigar quem espera pelos barcos. Daqui, saem todos os barcos que percorrem Angra ou que chegam até Ilha Grande.

Opções para sair pelo cais não faltam, pois você pode desfrutar de mais de 300 ilhas por toda a extensão. Por isso, é um local certo de encontrar novas aventuras.

Agora você já sabe o que fazer em Angra dos Reis, aproveite a sua viagem ao máximo! Vamos deixar mais um vídeo para você apreciar, assista: