Início » Viagens » O que fazer em Itu: Turismo, Viagens e Pontos Turísticos

O que fazer em Itu: Turismo, Viagens e Pontos Turísticos

Localizada no interior de São Paulo, Itu é conhecida como “a cidade dos exageros” e, nesse artigo, você vai entender mais sobre os motivos disto e o que fazer em Itu na viagem para turismo. Afinal, estamos falando de praças com grandes esculturas que chamam muita atenção em seus pontos turísticos.

Sendo uma cidade tranquila e de fácil acesso, Itu é uma das poucas cidades paulistas que ainda consegue manter seu contato com a natureza, e ter uma vida um pouco menos corrida que a grande capital, portanto quem gosta de natureza, vai ter muito o que fazer em Itu.

O que fazer em Itu e quais pontos turísticos

Veja o que fazer em Itu e onde visitar na viagem:

Praça da Matriz

Vista frontal da Igreja e Santuário do Bom Jesus, sob céu de azul intenso sem nuvens. Itu, São Paulo, Brasil

Conhecida como praça da Matriz, a praça Padre Miguel é um dos lugares mais conhecidos de Itu, sendo uma referência de cartão postal da cidade. Lá é um dos locais onde se caracteriza o apelido de cidade dos exageros.

O motivo? Um semáforo gigante e um orelhão também gigante tomam conta do visual da praça. Por isso, são considerados cartões postais da cidade. A praça, cercada de verde e de muitas construções históricas, abriga uma boa parcela do moradores diariamente.

Para os turistas, a foto no tradicional orelhão é quase que parada obrigatória, além de conhecer mais das várias lojinhas presentes nos arredores. Além disso, também existe por lá diversas construções históricas, com arquitetura dos tempos coloniais.

Geralmente, a praça da matriz é dada como o início de qualquer passeio pela cidade, já que tudo fica muito próximo da mesma, podendo inclusive fazer os passeios a pé.

Uma curiosidade da praça é que os bares e restaurantes estão embutidos nos casarões históricos, garantindo que o ambiente fique agradável e que seja mantida a história do local, portanto quem gosta de culinária, o que fazer em Itu não vai faltar.

Museu republicano

Itu, São Paulo, Brasil, 15 de abril de 2022. fachada da sede do Museu da Convenção da República de Itu, criado em 1921 como extensão do Museu Paulista da USP, instalado em um casarão de meados do século XIX no centro histórico de Itu

Também como um dos grandes prédios históricos de Itu está o museu republicano, localizado bem no centro da cidade, rua Barão de Itaim. Assim, o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h. Se você procura o que fazer em Itu e gosta de história, precisa visitar esse local na viagem.

Quanto a entrada, é gratuita, podendo deslumbrar de uma verdadeira aula de história no local. O grande marco da construção ocorreu no dia 18 de abril de 1873, onde abrigou a primeira convenção republicana do Brasil.

Além do marco de ser a sede para a convenção, Itu ainda é batizada como o berço da república, pela criação do partido republicano paulista ter ocorrido por ali, no museu republicano.

Ou seja, é um passeio muito recomendado para quem busca entender mais da história do Brasil e o que fazer em Itu, e não apenas de São Paulo. Por dentro, o museu conta com muitas fotos e documentos que mostram um pouco de como foi o Brasil do século XIX.

Espaço Fábrica São Luís

Itu, São Paulo, Brasil, 09 de março de 2022. Fachada do centro cultural São Luiz, centro de Itu. “Fábrica do Espaço São Luiz” na placa em português.

Sendo outro local de um marco histórico, a Fábrica São Luís foi a primeira fábrica movida exclusivamente a vapor do estado de São Paulo. Além disso, em nível nacional, foi a segunda a ser criada.

A construção da fábrica foi feita usando materiais enviados de dois países: Estados Unidos e Inglaterra. No primeiro, foram importadas as máquinas gerais, enquanto que no segundo importaram-se as caldeiras.

Sua localização se dá na rua do museu da energia, e a entrada em gratuita de segunda a sábado, das 9h às 17h. O complexo é muito bem cuidado, e virou um espaço de turismo desde 1982 quando a fábrica encerrou as atividades.

Além de ser esse espaço cultural, o local ainda é usado para ensaios fotográficos, e o uso para esses fins é pago, e o valor é usado para manutenção do local, porem deve é um dos destinos para quem procura o que fazer em Itu.

Fazenda do chocolate

Também chamada de fazenda da serra e localizada a mais ou menos dez quilômetros de Itu, é muito indicado para passar um dia em família aproveitando uma boa fazendinha. Por lá, como o próprio nome sugere, ocorre uma viagem sobre como é o roteiro de preparo do chocolate.

o que fazer em itu pontos turísticos para viagem
Como é feito o chocolate na fábrica

Por ser uma fazenda, algumas atividades não poderiam faltar, como andar a cavalo e experimentar comidas tipicamente caipiras. Além disso, claro, não poderiam faltar os animais que deixam o local ainda mais bonito e aconchegante, para quem gosta desse estilo de vida e procura o que fazer em Itu com mais calmaria, esse destino é certo.

Apesar de ter entrada gratuita, é preciso estar atento, pois geralmente ocorre uma limitação de visitantes por dia e costuma acabar rápido os ingressos para conhecer. Por isso, é sempre bom marcar com antecedência.

Para os amantes de chocolate, a fazenda ainda conta com uma lojinha onde vende chocolates de fabricação própria, que são um show a parte.

Praça dos exageros

Quem procura o que fazer em Itu antes de viajar, com certeza está procurando pela praça do exagero. Abraçando totalmente o apelido recebido, itu construiu a incrível praça dos exageros, onde os moradores conseguem fazer uma verdadeira imersão nesse mundo. Por lá, existem várias esculturas gigantes, que causam um visual incrível.

A maior delas é uma garrafa de Coca-Cola gigante, além de um boneco do Simplício, artista que deu nome de cidade dos exageros para Itu. Além disso, a Praça é muito bem localizada, estando apenas a 10 minutos do centro da cidade.

Além de esculturas gigantes, a praça conta com outras peças de tamanho menor, para que os moradores e turistas possam brincar com as mesmas. Por exemplo, um grande tabuleiro de xadrez onde é possível mover as peças e brincar por lá.

A entrada para a praça é gratuita, e funciona de terça a domingo das 09h às 17h, e é um ótimo passeio para toda a família. Na verdade, ir em Itu sem conhecer a famosa praça dos exageros é impensável e se você procura o que fazer em Itu, deve conhecer esse lugar.

Estrada Parque

estrada ao amanhecer em Itu, São Paulo, Brasil,

Como o nome já sugere, aqui estamos diante de uma mudança de estruturas. Antigamente, o local era apenas uma grande estrada, mas foi completamente transformada para se tornar um belo parque. Assim, passando pelo rio tietê, chama bastante atenção e é um lugar calmo para quem procura o que fazer em Itu.

Dentro do parque, existem diversas tarefas possíveis de serem realizadas, como a visita para as grutas da glória ou até mesmo para a fazenda de chocolate, que citamos anteriormente. No entanto, existem alguns relatos de que o local não está muito bem conservado.

Por isso, a estrada parque fica como indicação pela sua vista incrível, e por poder desfrutar de um pouco de ar livre e contato com a natureza. Por isso, vale a pena para quem quiser passar umas horas e levar a família por um passeio ao redor.

Agora que você já sabe o que fazer em Itu, prepara suas malas e aproveite a viagem!

Para ver mais detalhes, veja esse vídeo com 10 atrações:

Rolar para cima