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Óxido Nítrico: Para que serve e onde encontrar

oxido nitrico

O óxido nítrico pode ser um bom suplemento para desportistas ou mesmo para ajudar na recuperação de várias doenças. Mas, evidentemente, que podem ser tóxicos em quantidades elevadas. Resumindo fique atento a mais esta incrível matéria sobre

O que é isso?

O óxido nítrico (NO) é uma molécula de gás produzido quando o aminoácido L-arginina é convertido em L-citrulina por meio de um grupo de enzimas conhecidas como sintase (NOS), o óxido nítrico.

Ele tem várias funções, que citaremos mais tarde, mas é um suplemento muito util para a musculação, pois ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e melhor recuperação após o exercício. Vamos descobrir o porquê e como usá-lo.

Para que serve óxido nítrico?

O óxido nítrico tem sido demonstrado ser importante em:

  • Auxilia na memória e nas ações básicas das células nervosas no cérebro.
  • Ajudar o sistema imunológico (combate à bactérias e auxilia na luta contra tumores).
  • Regula a pressão arterial dilatando as artérias (melhorando o fluxo sanguíneo).
  • Reduzir a inflamação.
  • Melhorar a qualidade do sono.
  • Aumentar a capacidade do olfato.
  • Aumentar a resistência e fornece força.
  • Auxiliar na motilidade gástrica.

Óxido nítrico: onde encontrar?

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O principal alimentos que contém este tipo de molécula são aqueles que contém L-arginina ou L-citrulina uma vez incorporado ao nosso corpo ele executa os respectivos processos celulares, óxido nítrico realiza as funções que nós discutimos antes.

Principais Alimentos com sua presença:

  • Peixes e frutos do mar: bacalhau, peixe branco, atum, caranguejo, lagosta.
  • Nozes: nozes cruas, amendoins, amêndoas, nozes, avelãs.
  • Sementes: sementes de girassol, gergelim, abóbora.
  • Carnes: aves (frango, peru, pato), carnes magras (coelho, porco curada, carne bovina).
  • Verduras e legumes: espinafre cru, alho, lentilhas, feijão.
  • Frutas: melancia, vitamina C (laranja).

Quanto aos suplementos, especialmente aqueles que contêm L-arginina ou L-citrulina na sua composição, que vão contribuir para o desenvolvimento de óxido nítrico no corpo são sempre muito bons para malhar.

Outros tipos de suplementos que ajudam a proteger e produzir mais óxido nítrico, são as vitaminas C e E, Co-Q10 e ácido alfa-lipóico. Basicamente são agentes de proteção antioxidantes para garantir que essas moléculas sejam estável e possam ser mantidas por mais tempo em nosso corpo.

Você também consegue encontrar o aminoácido em suplementos alimentares para musculação ou até em estimulantes sexuais, como na composição do tesão de vaca x, devido ao seu poder de aumentar a circulação sanguínea na região íntima de homens e mulheres.

Vantagens e desvantagens

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O óxido nítrico pode ser um bom suplemento para desportistas ou mesmo para ajudar na recuperação de várias doenças. Mas, evidentemente, que podem ser tóxicos em quantidades elevadas. Por isso, é necessário conhecer os efeitos do óxido nítrico tanto positivo quanto negativo.

Os efeitos positivos

  • Ela ajuda as células a queimar mais gordura.
  • Promove a cura rápida.
  • Promove a saúde pulmonar.
  • Aumenta o fluxo de sangue (dilatação da artéria).
  • Melhora a função digestiva.
  • Proporciona um sono reparador.
  • Melhora a saúde do coração e a saúde sexual.
  • Ajuda na absorção mais rápida dos nutrientes.
  • Aumenta os níveis de energia.

Os efeitos negativos

  • Com um elevado consumo de óxido nítrico ou com fraca assimilação pode aparecer os seguintes sintomas: dores de cabeça, insônia, tonturas, taquicardia, inflamação das vias aéreas, agravamento da asma, herpes (se a pessoa já tiver a herpes encubada).
  • Casos de hipotensão ao usar: seu efeito vasodilatador, reduz o fluxo sanguíneo e, portanto, de baixa pressão.
  • Outro efeito negativo de óxido nítrico é que, devido ao aumento do fluxo sanguíneo muitos radicais livres são libertados, acelera o envelhecimento, de modo que é essencial para que uma dieta rica em antioxidantes.
  • Problemas gastrointestinais: se você quiser evitar isso, não comer alimentos ricos em oxido nítrico nas duas horas antes da prática de esportes. Durante a digestão muito do sangue vai para o estômago, enquanto que o óxido nítrico promove o fluxo sanguíneo para os músculos.
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No caso dos suplementos, não é recomendado o uso de mais de 2 ou 3 meses, como o corpo não pode manter esse tipo de vasodilatação por tanto tempo e poderia produzir hipotensão ou outros problemas como já foi discutido que não são saudáveis a longo prazo.