Marketing Omnichannel: saiba como utilizar diferentes canais na sua estratégia

Muitas estratégias de marketing têm ganhado destaque nos últimos meses, dentre elas, o marketing omnichannel. Esse tipo de ação visa integrar os canais de comunicação de uma marca, fazendo com que o cliente consiga ter uma boa experiência em cada um deles.

Para isso, é fundamental que exista uma consistência nas ações realizadas, assim como no atendimento ao cliente, pensando sempre na satisfação e fidelização. 

Isso representa dizer que essa é uma ação que não se volta somente para a área de vendas, mas que preza pela satisfação e bem-estar do cliente, proporcionando uma experiência única.

Diante disso, neste artigo você compreenderá sobre o que é o omnichannel e como ele pode ser utilizado em sua empresa. Confira a seguir!

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Conheça mais sobre o marketing omnichannel 

Você já sabe o que o omnichannel significa, mas é essencial saber também como ele funciona, assim como a forma que pode ser implementado em seu negócio. Se você tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe que vamos esclarecer neste artigo.

Quando falamos sobre uma estratégia de marketing omnichannel, estamos nos referindo a ação que consiste na integração entre os canais de comunicação em sua empresa.

Para isso, as ações de comunicação precisam ser padronizadas, ou seja, deve haver uma unificação de linguagem e de interação com o cliente.

Ou seja, a empresa precisa pensar acerca de seus posicionamentos, assim como a forma como a marca se relaciona com o cliente. Além disso, é essencial tornar a experiência do consumidor positiva. 

Para que isso seja possível de forma otimizada e integrada, facilitando o acesso, sua empresa pode contar com canais como:

  • Redes sociais;
  • Whatsapp;
  • Blogs;
  • Chatbots;
  • Contato telefônico;
  • Email;
  • SMS;
  • Aplicativos.

Além disso, sua empresa deve estar atenta aos elementos que fazem parte do inbound marketing, ou marketing de atração. 

Isso se refere a estratégias de comunicação e de divulgação de seus produtos e serviços também nesses diversos canais para atrair, fidelizar e se relacionar com o cliente. 

Esses canais de comunicação da sua empresa devem se complementar, ou seja, a linguagem e a comunicação não devem ser excludentes, mas sim atuarem de forma integrada.

Isso proporcionará mais facilidade no contato, mais potencial de alcance nas estratégias e um relacionamento de mais valor. 

Mais ainda, permite que os consumidores tenham uma comunicação contínua e unificada, visto que é possível iniciar o contato em um canal e finalizá-lo em outro, sem que isso prejudique a interação, compra ou resolução de um problema.

Isso porque, nesse caso, o cliente pode, por exemplo, fazer uma compra pelo aplicativo e retirar o produto presencialmente, ou iniciar o contato por redes sociais e finalizar a compra no site de forma mais facilitada, sem ter um tratamento diferente a depender do canal de comunicação.

Assim, as mensagens que você transmite ao seu cliente precisa apresentar consistência, pois somente dessa forma, é possível atingir os objetivos que são prezados pelo marketing omnichannel. 

Mas, por que sua empresa deve investir no omnichannel?

Quando falamos sobre estratégias aplicadas no ambiente do marketing digital, sobretudo, na integração de canais de omnichannel, precisamos compreender acerca dos benefícios desse investimento. São eles:

  • Otimização das estratégias de marketing;
  • Melhora da credibilidade de sua empresa;
  • Bom posicionamento da sua marca;
  • Aumento da visibilidade frente aos potenciais clientes;
  • Melhora do relacionamento com os clientes;
  • Amplia a captação de leads, assim como sua qualificação;
  • Permite fidelizar os clientes mais facilmente.

Diante dessa apresentação, é possível perceber que são muitos os benefícios de investir na integração dos canais de sua empresa, sobretudo, pela possibilidade de aumentar o número de clientes e de melhorar a experiência no contato com sua marca.

Se o cliente tiver um bom contato com a marca, assim como uma boa impressão e experiência com sua empresa, ele poderá desenvolver uma fidelidade em relação ao negócio. 

Cabe ressaltar, ainda, que essa integração promove um melhor controle das equipes de atendimento, vendas e gestão, visto que as informações passam a ser gerenciadas, geralmente, em uma única plataforma que integra todas as informações de interação do usuário, tornando as estratégias mais assertivas e a comunicação mais direcionada.

O omnichannel na prática

Pensando em oferecer uma experiência positiva entre a marca e o cliente, existem algumas orientações que são importantes para sua empresa. 

A primeira delas diz respeito ao treinamento da sua equipe. 

Seus colaboradores precisam saber as ações e estratégias que serão utilizadas, além de serem treinados sobre como proceder e utilizar o processo integrado, tendo um manual de atendimento nas plataformas para reforçar a identidade da marca.

São os colaboradores que estão em contato direto com os clientes, por isso, é essencial pensar no bom treinamento e gerenciamento adequado para oferecer uma boa imagem. Afinal, eles é que representarão a marca.

Outra questão importante é desenvolver canais efetivos para os clientes, levando em conta uma boa hospedagem de site, o investimento em chatbots, a integração entre canais por meio de softwares, assim como a segurança e fácil transição entre os sistemas.

Nesse ponto, também é necessário considerar quais canais realmente atendem a audiência e a empresa consegue se disponibilizar. 

Afinal, mais importante que ter um aplicativo com baixa usabilidade pela marca e consumidores, é desenvolver a comunicação em uma plataforma que realmente seja possível alcançar os consumidores de forma qualificada.

Por fim, também é importante pensar em uma loja física que seja qualificada para o atendimento presencial ao cliente e que também converse com os outros canais, tendo um estoque e comunicação unificados, por exemplo. 

Ou seja, é a integração entre o ambiente digital e o espaço físico da sua empresa para proporcionar uma vivência de ainda mais valor para o consumidor.