Dicas para viajar com crianças

Viagem com Crianças 06

Viajar com crianças torna-se um terror para alguns pais. O medo de viajar e dar tudo errado, a insegurança de organizar a viagem, escolher roteiros, organizar malas, a preocupação com a alimentação, enfim. Tudo isso termina travando uma viagem em família e, muitas vezes, pais que costumavam viajar quando não tinham filhos sentem-se frustrados por não poder mais fazer aquelas viagens que tanto gostavam.
Com um pouco de planejamento é possível viajar com filhos, sim. Claro que os horários mudam, os lugares mudam, a atenção precisa ser redobrada, mas com planejamento será possível fazer uma viagem em família inesquecível com os pequenos. Não importa a idade deles. Pensando nessas preocupações que inundam a cabeça dos pais, vamos dar dicas de como se planejar para aquela sua viagem.

Sete dicas para viajar com crianças com menos preocupação

01. A ESCOLHA DO DESTINO
A viagem começa na escolha do destino. Procure escolher locais que tenham atrações que agradem toda a família. Não adianta viajar para um local que as crianças vão se divertir e os pais serão apenas a equipe de apoio. O local pode ser um que já tenha uma excelente estrutura e que você já tenha familiaridade, o que lhe dará maior segurança. Por outro lado, a escolha de um destino mais diferenciado e menos tradicional irá proporcionar uma experiência mais desafiadora para todos. Locais como resorts e hotéis fazendas são excelentes para quem busca mais comodidade. Lugares como praia, campo ou culturas diferentes enriquecem bem mais a experiência. Claro que dependendo do número de crianças a atenção será ainda maior, mas com o passar dos dias, você irá se organizar melhor e conseguir curtir todos os pontos. É importante lembrar que a diversão deve começar na escolha do destino. Faz uma pré-seleção de possíveis destinos e chama as crianças para uma escolha em conjunto. Isso fortalece os laços familiares.

02. ORGANIZANDO A VIAGEM
Viagem com Crianças 01Essa talvez seja a parte mais importante de todo o processo. É aqui que você irá programar a viagem, quantidade de dias, o roteiro que irá ser feito, entre outras coisas. Se possível, já programe a compra das passagens, hospedagem, locais que gostariam de visitar, etc. Nessa hora é bom dividir as atividades pelo número de dias e de maneira que inclua todas as pessoas da viagem. Se tiver crianças, escolher atividades que sejam para elas; se tiver adolescentes ou pré-adolescentes, é importante que eles sejam contemplados com uma programação deles. Não esquecer que os pais também precisam se divertir, então é preciso combinar com os participantes da viagem que todos precisam ser contemplados com atividades. Para crianças isso irá ajudar no crescimento e como ela precisa abrir mão em alguns momentos para que os outros também se divirtam.

03. PREPARE A DOCUMENTAÇÃO
Viagem com Crianças 05
Aqui é o momento que você irá verificar toda a documentação necessária para todos os membros do grupo familiar, em especial as crianças e adolescentes. Para eles as regras para viagens são mais rígidas que para um adulto, por exemplo. Viajar com crianças é exigido que elas tenham, pelo menos, sete dias de vida, mas os médicos só recomendam que a primeira viagem seja feita após os dois primeiros meses. Isso porque a pressão interna da aeronave pode incomodar bebês. É sempre bom verificar com a companhia ou com a agência de viagem quais as vacinas exigidas para o destino que você está indo.
Em relação a documentação, é preciso estar bem atento. Em viagens nacionais, se a criança não estiver viajando com os pais, deve-se apresentar uma autorização reconhecida em cartório e que contenha RG e CPF da pessoa que está acompanhando a criança ou adolescente. Em caso de viagens internacionais, se a criança estiver acompanhada apenas de um dos pais, deverá apresentar uma autorização, também reconhecida em cartório referente a outra parte que não irá acompanhar a criança. Em caso de extravio, furto ou roubo desses documentos em uma viagem internacional, deve-se procurar a embaixada brasileira.

04. FAZENDO AS MALAS
O mais recomendado é fazer a mala de cada membro separadamente. Se forem adolescentes, deixe que eles organizem as malas e você só irá orientar. Se for criança, a tarefa será dos pais. O ideal é colocar tudo que precisa levar em cima da cama e organizar tudo na mala. Criança dificilmente dá para repetir roupa, coisa que os adultos fazem com tranquilidade. Então organize as roupas e sempre deixe duas ou três peças extras. Não esquecer de separar alguns brinquedos para crianças menores, pois elas irão precisar enquanto vocês esperam na fila do aeroporto, por exemplo. Vale lembrar das limitações de peso para bagagens, então é preciso levar só o necessário. Para não esquecer nada, recomendo fazer um checklist com alguns dias de antecedência.

05. NO AVIÃO
Viagem com Crianças 03Viagens de avião são tediosas para adultos, imagina para crianças que a noção de tempo é bem diferente! Se for viajar com bebês, tente não ficar muito distante do banheiro. Para crianças um pouco maiores é recomendado levar alguns brinquedos para distração, mas lembrar de levar algum que não faça barulho. Se for tablete ou celular, não esquecer de levar fones de ouvido. A ideia é sempre ter algo que possa entretê-los, mas não incomodar o passageiro que vai do lado. Além disso, a maioria das companhias aéreas possuem lápis de cor e papel, basta solicitar. É sempre bom manter alguns lanchinhos na bagagem de mão, pois as crianças podem precisar durante o voo. Para crianças menores é recomendado deixar também uma muda de roupa extra.
Crianças até 02 anos geralmente não pagam a passagem, mas precisam ir no colo dos pais. Quando a tarifa é cobrada, geralmente é um percentual da passagem de um adulto. Para crianças de 02 a 12 anos, é cobrado também o percentual do valor de um adulto, mas aí já tem direito a um assento. Se precisar de cadeirinha ou berço, é bom consultar a companhia aérea com antecedência.

06. PROGRAMAS NA VIAGEM
É importante programar os pontos que se quer visitar com bastante antecedência. Tentar criar um roteiro que satisfaça a todos e respeitar as individualidades. Preparar programas de acordo com a idade de cada membro da família, assim todos irão curtir melhor a viagem.
Durante o almoço é sempre bom optar por restaurantes que tenham espaços infantis. Criança não vê graça em ficar conversando e olhando os outros. Basta pegar uma mesa mais próxima possível da área de diversão. É sempre bom manter uma garrafinha com água, suco, e alguns lanchinhos, assim você não terá que desembolsar dinheiro para cada coisa que a criança encontrar na rua.
Crianças adoram parques e vão querer brincar em todas as pracinhas que encontrarem. Nessa hora é preciso impor limites e deixar claro para onde está indo. É ideal fazer também com que as crianças tenham consciência do dinheiro e que elas precisam fazer escolhas. A viagem pode ser também educativa, mas sem muito estresse. Tire algumas horas para sentar em praças e parques e deixar as crianças brincarem livremente. Elas gostam de correr atrás de pássaro, brincar com a água, neve, etc. Se possível, entre na brincadeira e fortaleça os laços familiares. Para pais que trabalham fora, essas atividades são importantes.

07. CUIDADOS NA VIAGEM
Viagem com Crianças 04Já falamos que você deve adquirir um seguro viagem? Uma coisa que não pode faltar na viagem é um seguro. Aqui você não terá mais como deixar isso de lado, pois imprevistos acontecem. Um seguro viagem dará mais tranquilidade para os pais. Além disso, coloque uma pulseira com algumas informações básicas como o nome da criança, telefone do responsável ou do hotel em que estão hospedados. Isso te dará uma segurança maior para curtir mais a viagem.
Não é porque vocês estão em férias que os horários devem ser desrespeitados, então siga à risca os horários de alimentação e sono, mas de forma natural. A viagem vai servir também para ajudar na disciplina e na noção de responsabilidade. Os passeios devem mesclar atividades de adultos, de crianças e de adolescentes, de forma que todos sintam-se contemplados durante o dia.

As crianças adoram conhecer lugares diferentes e descobrir novas atividades e amizades. Não é porque a viagem irá exigir um pouco mais de atenção e cuidado que ela não pode ser prazerosa para todos e essas viagens reforçam os laços familiares. Esqueça o medo e tenha em mente que você já organizou bem a viagem. Aproveita que outubro é o mês das crianças e programa uma viagem com os pequenos. A De Passaporte sempre tem passagens aéreas e hospedagens para diversos lugares com tarifas reduzidas. Entre em nosso hotsite e faça uma pesquisa: https://www.depassaporte.com.br/lazer/

dmca-badge-w150-5x1-06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *