Ouro Preto, um presente de Minas Gerais para o mundo

O Estado de Minas Gerais guarda muitas riquezas naturais e culturais e se tem um local que consegue mostrar essas duas faces é a cidade de Ouro Preto. Fruto, principalmente da corrida do Ouro, o município já chegou a ser o mais populoso da América Latina, quando contou com cerca de 40 mil habitantes em 1730, enquanto a cidade de São Paulo contava com cerca de 8 mil habitantes. O pico populacional chegou a 80 mil habitantes nas décadas seguintes. Região de Ouro Preto, que na época era conhecida como Vila Rica, chegou a enviar cerca de 800 toneladas de ouro para a coroa portuguesa, fora todo o ouro que era contrabandeado e que foi usado na ornamentação de igrejas.
O ciclo do ouro passou, mas os traços daquela época permaneceram fortes na cultura e na arquitetura local, tornado Ouro Preto um dos maiores patrimônios arquitetônicos do Brasil. Com cerca de 74 mil habitantes que carregam fortes traços da cultura, a cidade vive, basicamente, do turismo histórico e do eco turismo.

10 coisas para fazer em Ouro Preto
Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto, Minas Gerais

Separamos 10 coisas para fazer na cidade para que você tenha uma ideia do que é estar em Ouro Preto. Uma cidade em que a história do Brasil está escrita em cada pedra, em cada esquina, em cada janela ou em cada grade. Vejamos:

01. VISITAR A PRAÇA TIRADENTES
Aqui é ponto central de Ouro Preto. Se você quer começar um passeio pela cidade, recomendo começar por aqui, afinal a praça já reúne uma grande quantidade de atrações que poderiam te roubar uma manhã, sem nem mesmo sair do lugar. Aqui encontra-se um monumento à Tiradentes, pois foi nessa praça que sua cabeça foi exposta após a descoberta da conjuração mineira. Curiosamente, a estátua de bronze está de costas para a antiga residência do governador. Além do casario colonial disposto na praça, é possível ver dois prédios de importância ímpar para cidade: O Museu da Inconfidência (antiga Casa de Câmara e cadeia) e o Museu de Ciência e Técnica (antiga Casa do Governador). Imperdível!

Ouro Preto 05

Museu da Inconfidência

02. VISITAR O MUSEU DA INCONFIDÊNCIA
O museu foi criado com a intenção de guardar a memória da Inconfidência Mineira, que teve seus ideias decepados e uma sociedade que não preserva sua memória, não poderá evoluir. O acervo abriga objetos pessoais de Tiradentes e vários documentos sobre a Inconfidência Mineira, uma das revoltas mais importantes de nossa história. Além disso, será possível encontrar numerosas obras de Aleijadinho. O museu ainda conta com um rico acervo histórico sobre a sociedade da época da corrida do ouro, o que te faz viajar no tempo e ter uma ideia de como viviam aquelas pessoas.

03. VISITAR A FEIRA DE OURO PRETO
Sempre digo que as feiras são os melhores lugares para conhecer o modo de vida de uma cidade. Elas concentram um pequeno microcosmo da sociedade onde estão instaladas. A feira de Ouro Preto, por exemplo, é ideal para o turista comprar alguma coisa genuinamente mineira. Existem inúmeras barracas que vendem artesanato em pedra sabão, que é muito abundante na região e foi a principal matéria prima de Aleijadinho. Além disso é possível comer petiscos locais, comprar camisetas, postais, e todo tipo de lembrança.

Ouro Preto 06

Mina de Passagem

04. EXPLORAR AO MENOS UMA MINA NA CIDADE
A cidade foi uma das maiores exportadoras de ouro do período colônia. Estima-se que cerca de 800 toneladas de ouro foram levadas da região. Uma mina que recomendo a visita é a Mina de Passagem, que fica entre Ouro Preto e Mariana. A entrada é paga, mas após pegar o pequeno trenzinho que te levará para o interior da mina, você entrará num mundo que poucos fizeram parte. Essa mina funcionou até 1985 e estima-se que tenha sido extraído 35 toneladas de ouro só nela. Ela é a maior mina de ouro aberta no mundo e será possível ainda mergulhar nos túneis alagados no interior da mina. Você irá se sentir o Indiana Jones!

05. VISITAR A CASA DE TIRADENTES
Bem, aqui não é a efetiva casa em que Tiradentes morou, já que após sua morte, D. Maria I mandou demolir a construção original e salgar todo o terreno para que nada mais nascesse ali. Com a persistência do povo mineiro, em 1928 foi construída uma nova casa e que hoje abriga a Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto. Na parte interna ainda é possível ver um busto de Tiradentes feito pelo artista Bruno Giorgi. Como eu já havia dito, a história passará por você em casa pedra da cidade.

06. BANHE-SE NA CACHOEIRA DE BRÁS GOMES
Esse é o tipo de passeio pra quem gosta de curtir a natureza. A Cachoeira de Brás Gomes faz parte do parque Floresta Estadual Uaimii e fica cerca de 52 Km do Centro de Ouro Preto. É possível chegar bem perto da trilha de carro, o que não será tão cansativo. Essa cachoeira não é tão badalada e certamente você irá fazer fotos sensacionais. A cachoeira tem cerca de 80 m no total, mas dividida em 3 quedas. Por uma trilha será possível chegar até a base dela e a cada parada você contemplará uma paisagem diferente. Há uma “Janela do céu” em uma das quedas onde você fará suas melhores fotos!

Ouro Preto 07

Cachoeira das Andorinhas

07. PARQUE MUNICIPAL DAS ANDORINHAS
O Parque Municipal das Andorinhas é ideal para fazer passeios de bicicletas, passar o dia em contato com a natureza, principalmente se no grupo tiver idosos e crianças. As trilhas são bem moderadas e lá dentro é possível encontrar lagos, corredeiras e cachoeiras. A estrutura do local oferece banheiros, Wifi, churrasqueira, ou seja, tem um a estrutura que permite passar o dia e descansar das muitas ladeiras da cidade. Um destaque para a Cachoeira das Andorinhas que cai numa fenda e para chegar até ela, será preciso ir pela água. A beleza do lugar, nenhuma fotografia consegue captar.

08. FAÇA O PASSEIO DE TREM OURO PRETO / MARIANA
Um passeio de trem combina perfeitamente com o clima do local. É possível conhecer algumas vilas e distritos próximos de Ouro Preto e fugir um pouco dos passeios mais tradicionais. De trem, por exemplo, é possível ir até a linda cidade de Mariana num passeio que dura cerca de 1 hora. O trem oferece dois tipos de vagões: o tradicional e o panorâmico. Acredite, você irá ter uma das melhores experiências da sua viagem a bordo desse trem. Ele vai passando por serras, vales e cachoeiras e é um passeio que você poderá fazer em um dia.

Ouro Preto 09

As igrejas irmãs, Mariana.

09. CONHEÇA A CIDADE VIZINHA DE MARIANA
Mariana é outra cidade com um rico acervo cultural e histórico. Como a cidade fica a uma hora de trem, é possível passar o dia lá e ao final da tarde retornar para Ouro Preto. Entre as tantas atrações não deixe de visitar as igrejas gêmeas da cidade. Reza lenda que elas foram construídas na mesma praça porque foram alvo de disputas de duas famílias poderosas da cidade e uma queria mostrar seu poderio à outra. No final das contas, as igrejas ficaram bem parecidas.

10. VISITE TODAS A IGREJAS DE OURO PRETO
Se você não é religioso, vá pelo aspecto histórico e cultural. As igrejas da cidade marcam um período e a história local e do próprio Brasil. Algumas possuem arquiteturas únicas, já que foram construídas por artistas que viviam naquela região. Não é à toa que elas encantam gente de todo o mundo.
Segue uma pequena lista das igrejas que você não pode deixar de visitar:
Igreja de São Francisco de Paula – uma das que mais chamam atenção na cidade, pois ela está isolada no alto de um morro;
Igreja de Nossa Senhora da Mercês e Misericórdia – Pequena e não tão suntuosa, não pode ficar de fora do roteiro, já que fica no centro. Tem um mirante sensacional;
Igreja Nossa Senhora do Carmo – Umas das igrejas que mais demorou em sua construção, devido aos conflitos entre construtores e doadores do terreno. Um perfeito exemplar do estilo rococó;
Igreja Nossa Senhora do Rosário – O ano de início da construção é incerto, mas foi construída com contribuições de uma irmandade de homens negros;
Igreja de São Francisco de Assis – Uma das maiores obras de Aleijadinho e também uma das mais fotografadas no país. Seu estilo barroco é um marco do estilo colônia do Brasil;
Igreja Nossa Senhora do Pilar – Uma das mais famosas da cidade e já foi uma das irmandades mais ricas. É a igreja que mais concentra ouro em sua decoração.

Se você não tiver uma paixão incondicional por Minas Gerais, certamente Ouro Preto fará isso contigo. A história do lugar, as ladeiras, a culinária, o entardecer, as igrejas, as trilhas… enfim.
Você poderá escolher que tipo de roteiro fará. Se será um mais histórico ou um roteiro mais voltado para a natureza. Em ambos os casos, você sairá com a alma e a roupa encharcada de chão, assim como Milton Nascimento já cantou.
A agência de turismo De Passaporte possui campanhas durante todo o ano onde oferecemos passagens aéreas com descontos exclusivos e hospedagens com valores reduzidos. Assim, facilitamos a vida das pessoas para que elas conheçam cada vez mais as belezas de um país tão monumental. Viaje mais! Acesse nossa página e confira as ofertas: depassaporte.com.br/lazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *